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Euroshop traz grandes inovações para o varejo

By Nomina Design  //  colunas, World Fashion + Varejo  //  Comments Off on Euroshop traz grandes inovações para o varejo

Düsseldorf, na Alemanha, é a sede da maior feira da indústria de varejo no mundo – a Euroshop, que acontece a cada três anos e, desde 1996 traz inovações e tendências para o varejo. Sua 17ª edição foi realizada entre 26 de fevereiro e 2 de março.

A grandiosidade do evento também se comprova por números. São 2.038 expositores provenientes de 53 países reunidos em um centro de exposições de 200 mil m2, distribuídos em 1.800 espaços para exposição, e mais de 100 mil visitantes de 93 países.

A feira dividiu-se em quatro grandes setores; o chamado de EuroConcept apresentou inovações, criatividade e variedade de soluções em equipamentos de lojas, mobiliários, iluminação, arquitetura, design de lojas e equipamentos de refrigeração.

O setor EuroSales concentrou produtos e informações sobre experiência de compra, visual merchandising, promoções de vendas e marketing no ponto de venda. Já no terceiro setor, o EuroCis, estavam as soluções em sistemas de segurança e tecnologia de informação. EuroExpo, o último, era o setor voltado para os sistemas de construção de estandes, design e eventos especiais.

Por aí já se pode perceber a qualidade e a quantidade de novidades, informações e novas tendências que a indústria global pode agregar para o futuro próximo do nosso varejo.

As principais mudanças de tendências da última edição em 2008 para esta, baseiam-se na preocupação com a sustentabilidade.

 

O gráfico apresenta o deslocamento das principais tendências identificadas na Euroshop edição 2008 (em laranja) para a edição de 2011 (em verde).

Nesta onda verde a ordem do dia se resume nos importantes REs: Reusar, Reciclar, Renovar, Re-editar, Repensar .

Para o store design são estas atitudes que direcionam para utilização de elementos naturais, de produção artesanal ou que a sugiram, enfatizando o reuso de materiais existentes no local, valorizando a história da construção (se existir), e dando novos usos para objetos do passado.

Estande da Vizona construído em madeira bruta empilhada como paletes

 

Detalhe do estande 

 Os acabamentos são foscos; as formas orgânicas e linhas fluidas refletem uma era menos áspera.


Formas orgânicas

Efeito de luz e sombra no estande da Plus Light Tech

 Os ambientes sensoriais valorizam o contato humano e induzem a vivenciar uma experiência na loja analógica que perdia espaço para o ambiente digital das compras online. A iluminação é um forte aliado para promover esta experiência. A tecnologia do LED avança cada vez mais e possibilita, em um toque,  criar diversas temperaturas e cores transformando o clima do ambiente. O estande da Plus Light Tech, por exemplo, utilizou a sombra para mostrar o poder da luz como recurso sensorial.

Acima, dois exemplos de comunicação em giz

Em alguns estandes, o gestual agregou na hora de comunicar o caráter natural dos produtos apresentados.

Detalhe do pop up 

O visual do estande da italiana Arneg enfatizava as vantagens sustentáveis de seus novos equipamentos de refrigeração. A cor verde foi usada nos vários elementos visuais como móbiles, imagens de folhas maximizadas na comunicação visual aérea e para substituir os tradicionais produtos dentro dos refrigeradores, a opção foi por embalagens pop-up feitas de papelão.

Os manequins, que na edição anterior eram realistas e quase se passavam por modelos humanos, agora se apresentavam dramáticos em poses performáticas, chegando ao extremo de uma escultura de arte.

Nas instalações de lojas, os equipamentos modulares de parede se renovaram através dos sistemas horizontais com calhas eletrificadas possibilitando a iluminação dos acessórios como prateleiras e araras. Os nichos quadrados também podem ser encaixados nestes sistemas para destacar diferentes famílias de produtos ou apenas um. Já os sistemas aéreos liberam a circulação e flexibilizam mudanças no vitrinismo.

 

Por Noemi Saga, diretora de criação da Nomina Design,
que visitou e levantou na Euroshop as últimas tendências para varejo.
Esse texto foi publicado na edição 133 da revista World Fashion + Varejo, na coluna + Sua loja.
Fotos: Noemi Saga

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