Jun
5

Necessária Renovação

By Nomina Design  //  colunas, World Fashion + Varejo  //  Comments Off on Necessária Renovação

Ao unirem-se à arte, grandes marcas globais da moda inovam e valorizam seus pontos de venda e o próprio discurso de comunicação.

No mercado da moda, a tradicional cadeia formada entre os produtores de matéria-prima, indústria têxtil, fábricas confeccionistas, criadores de moda, ponto de venda e consumidor final já não é mais a mesma. Podemos dizer que a constante busca por renovação, característica básica da moda, traz sempre muitas novidades como em novas tecnologias de matéria-prima, métodos ou máquinas inovadoras na produção, novas estratégias de renovação da marca, além de tendências que precisam ser COMUNICADAS ao público final.

Comunicar tantas informações técnicas de maneira criativa e surpreendente para chamar a atenção e despertar o desejo não é nada fácil.

E não são mais as mesmas as maneiras de transmitir tantas novidades.

Hoje, o que percebemos, mais do que nunca, unidos a esta cadeia existe sempre a figura dos super-geniais-talentosos-criadores.

Já vimos as parcerias de sucesso entre a Louis Vuitton com os artistas plásticos japoneses Takashi Murakami e Yayoi Kusama, aumentando a popularidade e rejuvenescendo da marca.

Designers, artistas plásticos, arquitetos e estúdios criam incríveis ambientes de lojas, como as flagships, cenários para desfiles e vitrines.

Ambientes  que comunicam!

 

REALTY LAB

Reality Lab Project Team é o nome da equipe de pesquisa e criação de produtos da marca Issey Miyake e liderada pelo estilista homônimo.

Tokujin_IsseyMiyake 3_blog

 

No projeto da loja Reality Lab Issey Miyake, em Tóquio, o arquiteto e designer japonês Tokujin Yoshioka brincou com a ideia de laboratório: transmitindo na experiência de compra uma viagem aos conceitos da marca e assim torna os produtos em si, mais que especiais!

 

NIKE

Para divulgar a coleção Tech Pack, vestuários de alta performance com proteção térmica, a Nike contratou o estúdio WeShouldDoItAll para criar instalações com tema: “Warmth Without Weight”, algo como calor sem peso.

Foram criadas instalações expostas em duas lojas de NYC. Uma  na loja de 582m2, na estação Moynihan, e outra na flagship da Nike de 74 m2.

As duas instalações são displays baseados em noções de leveza, camadas e calor.

 

Nike _1_blog

 

O conjunto consistia de um cubo de acrílico vermelho (=calor) transparente extrudado (=leveza), fatiado, e as fatias  distanciadas uma da outra para formar uma série de vitrines de dupla face com 3,6 de altura cada uma.

O interior das vitrines que foram iluminadas por lâmpadas recobertas com gel na cor vermelha combinado ao restante do ambiente monocromático em preto com piso brilhante e cortinas escuras, davam a sensação que as jaquetas penduradas por fios transparentes, flutuavam.

 

Nike_blog

 

A instalação era como se um grande bloco tivesse sido rompido em várias fatias, revelando produtos impecáveis, que resistiram intactos a ação do mais quente dos testes!

 

Diretores de criação, estilistas e fotógrafos juntos na produção de campanhas. 

Quem é Mario Testino?

 Nos anos de 1970, essa indagação foi feita pelo então editor da revista francesa Marie-Claire. Na época, Mario Testino estava no início de sua carreira… Mas hoje, a resposta é fácil!

 Mario Testino, Kate Moss, London, 2006

 

No mês março, o museu MALBA em Buenos Aires, inaugurou a exposição do peruano Mario Testino, um dos fotógrafos mais influentes no mundo da moda internacional. Em agosto, será a vez de São Paulo receber suas inconfundíveis imagens. Fotos que fizeram parte de campanhas publicitárias de marcas de moda que estampam fachadas, interiores de lojas, outdoors e revistas entre elas Vogue e Vanity Fair, agora serão expostas em museus. Isso prova que a moda, quando se liga à arte, encontra o mais alto nível de comunicação.

 

Fotos: Divulgação

Por Noemi Saga, diretora de criação da Nomina Design

Esse texto foi publicado na edição 145 da revista World Fashion+Varejo, na coluna +Sua Loja

Comments are closed.