Sep
24

Moda, Arquitetura e Design Sob Holofotes

By Nomina Design  //  colunas, World Fashion + Varejo  //  Comments Off on Moda, Arquitetura e Design Sob Holofotes

Nessa edição, trazemos boas propostas brasileiras reconhecidas lá fora, ao lado de um nome já consagrado no mundo fashion. Em comum a todos está o foco na identidade e em valores culturais.

O Design Museum em Londres anunciou 76 indicações ao prêmio de design do ano de 2014, nas categorias de arquitetura, produto, móveis, moda, gráfico, digital e transporte. Todos os projetos estarão expostos no museu de 26 de março a 25 agosto de 2014.  O vencedor de cada categoria e o vencedor de todas serão anunciados no fim deste ano.

No que se refere à arquitetura e à moda, nos enche de orgulho três indicações, sendo que duas delas são os projetos brasileiros Praça das Artes em São Paulo projetada pelo escritório Brasil Arquitetura e a coleção de inverno 2014 do estilista mineiro Ronaldo Fraga. A outra que também é tema da nossa coluna é a fachada da loja Paul Smith em Mayfair, Londres.

Mesmo pertencendo às categorias diferentes, em comum apresentam referências da história local e usos de materiais considerados rústicos ou brutos e que paradoxalmente nos trás sensação de leveza, de acalento, de conforto sem falar nos detalhes estéticos refinados, o que os tornam tão contemporâneos.

Praça das Artes

Vejam o projeto de expansão da Praça das Artes, situado numa região central da cidade sofrida pelo declínio econômico por décadas. O prédio histórico é a memória física e simbólica da cidade do final do século 19  para o início do século 20  e abriga o Conservatório Musical antes mesmo da existência do teatro Municipal na região. Mantido e restaurado, foram incorporados a ele, grandes volumes de concreto, elevados do nível da rua para criar espaços públicos acessíveis com passagens que interligam as três ruas que fazem suas fronteiras: uma praça de verdade. Um lugar que reúne pessoas para desfrutar de dança e de música.

 

Blog_PracaArtes_jpg

 

O Sertão de Ronaldo Fraga

Uma paisagem única do sertão brasileiro, a caatinga, inspirou a coleção de inverno 2014 do estilista Ronaldo Fraga através da aparência rústica do couro e dos tons terrosos para os esverdeados dos cactos, amarelos e alaranjados solares, além do azul do céu.

O couro com arranhões e marcas causados pelos galhos secos e cactos, normalmente,  desprezado nos curtumes, se tornam estampas naturais nas peças que se traduzem femininas pelo desenho do estilista.

RonaldoFragablog

 

Fachada de Paul 

A loja Paul Smith, situada na 9, Albemarle Street foi ampliada com junção do prédio vizinho e a fachada revestida de ferro fundido…  É de tirar o fôlego!

Paul Smith queria que a sua loja refletisse o contexto do entorno na área de conservação da histórica Mayfair.

Pensando nisto, os arquitetos da empresa britânica 6A Architects, resolveram utilizar um material muito tradicional e familiar em Londres, presente discretamente nas ruas da cidade: o ferro fundido que aparece em muitos equipamentos urbanos como trilhos, tubulações, grelhas, varandas e postes de iluminação. Estes, são todos ainda moldados em fundições fundadas há mais de 100 anos e que até hoje empregam técnicas tradicionais que foram desenvolvidos na Idade do Bronze.

A fachada foi recoberta por um padrão sinuoso de círculos entrelaçados que foram fundidos em chapas de ferro, tornando-se uma balaustrada aberta através janelas do primeiro andar. Ele reinterpreta e abstrai a rusticidade da construção georgiana e a linguagem ornamental esculpida na fachada de loja do século 18.

Blog_PaulSmith_Fachada1

Através da repetição desta forma típica do período da Regência, o padrão criado ganha complexidade óptica com o jogo de luz e sombra transformando-se em uma textura de superfície profunda. Esta superfície é ainda valorizada por marcas do processo de  fabricação comuns na fundição e a pátina natural do ferro fundido.

Blog_PaulSmith_fachada2

Janelas curvas se projetam entre as texturas do ferro escuro formando vitrines luminosas. Os outros andares da fachada foram pintados de preto para mimetizar a construção vizinha.

Na entrada da loja, os painéis de ferro fundido formam uma curva para dentro em direção a porta de carvalho manchado que fica recuada, fazendo referência ao molde e leito de areia preparada para o metal fundido.

Um degrau de ferro delicadamente curvado evoca passos do passado. Com o tempo, a entrada de ferro vai se polindo sob o pé, registrando a vida do edifício em seu material.

Blog_PaulSmith_fachada3

Nas roupas criadas por Paul Smith existe o elemento surpresa sempre a ser encontrado, muitas vezes como um detalhe. Na fachada também há detalhes sutis: o trio de pequenos desenhos de Paul fundidos diretamente em painéis espalhados pela fachada. Descubram um gato, uma bota e um pássaro.

Blog_PaulSmith_fachada_gato

Blog_PaulSmith_fachada_sapato

Blog_PaulSmith_fachada_passaro

O interior de três  andares tem  três áreas principais. Cada uma com sua peculiaridade de sensação. E é aqui que encontramos os mínimos detalhes pensados por Paul Smith.

A área das mulheres é espaçosa, inspirado em um mix entre a rica história da arte de Mayfair e estúdio da artista e escultora Barbara Hepworth. Racks esculturais expõem as coleções de roupas e armários exuberantes exibem os acessórios. As paredes do departamento de sapatos são uma injeção de diversão, decorado com mais de 26.000 peças de dominó!

Blog_PaulSmith_Domino1

Blog_PaulSmith_Domino2

A área dos homens tem estilo modernista e masculino com móveis feitos em bronze e madeira bruta em forma orgânica. Smith se orgulha do piso de limestone e blocos madeira com os nós e veios bem aparentes. Um arco de ferro preto exibe a alfaiataria e ao fundo três janelas amplas dão vista para um pequeno jardim.

Blog_PaulSmith_masculino

A área de mobiliário tem um estilo de galeria com paredes brancas e piso de limestone. Este espaço é bastante flexível para poder, durante o ano, exibir tesouros únicos e inesperados; algumas peças originais e alguns que recebem um novo sopro de vida com um tecido de Paul Smith.

Blog_PaulSmith_mobiliario

O edifício recebeu outra característica vibrante: uma escadaria cor cobalto e verde brilhante. Como se fosse uma passarela suspensa,  essa escada cria uma divisão entre as áreas.

Blog_PaulSmith_escada

As vitrines são mudadas frequentemente e apresentam roupas, arte e mobiliário.

Brasileiros na arquitetura e na moda, e uma loja entre os indicados no Design of the Year 2014.

Aplausos!!!

 

Fotos: Divulgação

Por Noemi Saga, diretora de criação da Nomina Design

Esse texto foi publicado na edição 146 da revista World Fashion+Varejo, na coluna +Sua Loja

Comments are closed.